sexta-feira, 1 de junho de 2018

[Resenha] Coração de Inverno, Coração de Verão

Informações de Livro


Título: Coração de Inverno, Coração de Verão
Autor(a): Leticia Sardenberg
Ilustração: Alexandre Rampazo
Editora: Zit
Gênero: Infantojuvenil 
Páginas: 48
ISBN: 978-85-793311-5-2









 Quem segue o blog sabe que essa não é a primeira (e espero que não seja a última) resenha de um livro da querida Leticia Sardenberg. Além de admirar a pessoa que a Leticia é, ainda aprecio a escrita e a forma como nos envolvemos e se apaixonamos por seus livros.
 Mas sem enrolação, vamos para o que vocês realmente querem: a resenha.

 De forma frágil a autora aborda o assunto sobre luto infantil de forma suave porém realista. A obra é para o público infantil e também para adolescentes.
 O livro é bem curtinho mas traz, de maneira incrível, uma reflexão sobre a morte e sobre a solidão. O menino do livro sofre com a morte dos pais e como se sente só com a ausência deles. Foi como eu disse no começo da resenha, a Leticia nos surpreende com a história e a maneira leve de como consegue descrever cada detalhe. Ficamos ainda mais fascinados com as ilustrações de Alexandre, que deixaram o livro ainda melhor!
 O coração do menino, de tanta tristeza, acaba sendo narrado como "coração de inverno"...

 "Menino deveria também ser outono, primavera e verão. Mas, havia muito, o inverno se mudara para lá, sem pedir licença, nem dizer quanto tempo pretendia ficar. Chegou assim, de supetão. E bem ali, no coração miudinho do menino, deitou raiz."

 "Em uma fração de tempo, seu coração virou neve. A falta do pai e da mãe, como um imenso bloco de gelo, esmagando-o com toneladas de saudade glacial. Vai ver, o inverno veio morar nele para sempre..."
 "O menino crescia a olhos vistos, e com ele crescia o inverno; um a esconder-se dentro do outro."

Leticia Sardenberg

 É natural do Rio de Janeiro, onde vive até hoje, com seu marido e um casal de filhos. Formou-se em Direito, mas a paixão pelas letras falou mais alto.
 Em 2011, estreou na literatura com Minissaia, batom e futebol, pelo Grupo Editorial Zit. Em 2013, pela mesma editora, foi a vez de Eu, meu cachorro e meus pais separados, que virou best seller, com quase 115 mil exemplares vendidos. Ambos infantojuvenis foram adotados em inúmeros programas de governo, como Livros na sala de Aula (São Paulo) Kit de Literatura Afro-Brasileira (Belo-Horizonte).
 Em 2016, publicou seu primeiro romance jovem-adulto, Lágrimas Agrestes, que marca sua estreia no formato digital, na Amazon.

Alexandre Rampazo

 O ilustrador é de São Paulo e se formou em Design pela Faculdade de Belas Artes. Esteve em diversos campos das artes visuais e hoje se dedica exclusivamente à produção literária , ilustrando e escrevendo. Há aproximadamente, no mercado editorial, 50 livros ilustrados por ele, além das obras que ele ilustrou e também escreveu, como: Este é o Lobo; A cor de Coraline; A princesa e o pescador de nuvens; Me encontre no sexto andar; Um universo numa caixa de fósforos; A menina e o vestido de sonhos e A menina procurava. Entre outros...

Avaliação

Capa: 5/5
Diagramação: 5/5
Detalhes: 5/5
Lombada: 5/5
Escrita: 5/5
Ilustrações: 5/5
História: 5/5
Livro: 5/5

32 comentários :

  1. Oi Ju! Achei tão lindo os pequenos trechos do livro, o modo como a autora encontrou para descrever o sentimento de dor e saudade do menino, como foi tomando conta do coraçãozinho dele. E as ilustrações são maravilhosas! Lindas demais! Acho um dom maravilhoso este de conseguir expressar em desenhos os pensamentos e imaginação. Eu amei de verdade o livro, e gosto demais de histórias infantis, então leria com muotm carinho! Obrigada pela resenha!


    Bjoxx ~ Stalker Literária

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bom?
    Caramba, que lindo! A imagem é lindíssima, e com certeza o tema deve ser discutido.
    Eu adorei seu post, e gostaria de conhecer os outros trabalhos da autora! ♥

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de livros infantojuvenil, sempre trazem de forma clara e objetiva boas reflexões e o melhor, para todas idades. O luto é um tabu, daqueles que conhecemos desde cedo, mas que quando chega nunca estamos preparados, então uma premissa assim é muito importante. Adorei a ilustração, está uma graça. Com certeza é um livro que quero ler com meu filho.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Menina, que livro mais precioso! Eu nao conhecia a obra mas fiquei bastante comovida pela mensagem que ele busca repassar. Falar sobre o luto nessa idade é muito complicado e merece cuidado. Vou dar mais uma pesquisada e quem sabe compra-lo, certamente vai valer a pena.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Que ilustrações bonitas! Gosto de livros que conseguem ser simples, com uma boa mensagem e como bonus ainda tem boas ilustrações. Realmente parece lindo.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  6. Eu recomendo esse livro para todos!
    Os livros da autora são excelente <3 >3 <3
    Parabéns Juliana pela resenha.

    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju.
    Que livro mais fofo!!
    Fiquei encantada com a premissa. Vou anotar a dica para conhecer mais sobre todos os livros dessa autora!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Que bacana saber da existência desse livro que parece falar de forma muito boa sobre um assunto importante como o luto para o público infantil.

    ResponderExcluir
  9. Ai, parece ser um livro tão lindo! Amei os trechos selecionados. Só esses trechos já conseguiram me tocar. E as ilustrações são belíssimas!

    É maravilhoso o trabalho da autora, voltando-se para o público infantil e levando a literatura até eles. Crianças também sentem. Sofrem. E merecem livros que as façam sentir que são compreendidas e que lhes ensine mais sobre a vida e sobre se importar com a dor dos outros, se sensibilizar. E claro que já quero ler!

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus, que delicinha de livro!
    Amo muito livros assim, simplesmente amo!
    Juro que estava procurando algo para trabalhar o luto com um cliente meu de 7 anos.
    Grata pela sugestão!
    Beijinhos!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    Que amor esse livro! eu amo livros infantis, porque tenho dois sobrinhos e to sendo amando eles e lendo pra eles haha adorei a dica! Espero poder presenteá-los com esse livro! <3

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Que livro lindo! Gostei muito das fotos e também da forma como o assunto foi tratado. Vou dar uma olhada nas demais obra da autora, fiquei curiosa.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Oiii
    Que livro fofo! Adorei às ilustrações ♡
    Vou presentear meu sobrinho hahaha obrigada pela dica!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju, tudo bem? Que lindo livro, estou apaixonada, parece ser feito com tanto carinho, o enredo parece que prende também, vou colocar na minha lista de leitura, parabéns pela resenha, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Amei os trechos que você compartilhou e caramba, essa diagramação e arte está muito caprichada, só por isso eu já ia querer o livro.
    Amei a dica.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Juliana. Tudo bem?
    Eu ainda não conhecia a autora, mas me interessei muito pela história. Esses livros geralmente tem como público-alvo as crianças e adolescentes,como você coloca na resenha, porém acredito que são bem interessante para nós, adultos também. Adoro ler histórias infantis. Sempre aprendo muito com ela. Além da história, as ilustrações do livro são incríveis. Já quero!

    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Nossa, que história emocionante! E ainda indicado para o público jovem, acredito que vai chamar muito a atenção dos leitores.
    Gostei muito dessa indicação, e a diagramação é linda.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Esse livro parece ser bastante pesado, né? O luto não é fácil para adultos, para criança deve ser ainda pior. Fiquei curiosa para fazer a leitura.
    Adorei a resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Que projeto gráfico mais lindo e que tema mais triste. Apesar da abordagem parece ser o tipo de leitura que traz a tona boas reflexões.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Amei forte sua resenha <3
    adorei a dica de livro irei comprar para mim. o que me deixa mais louco por literatura infanto-juvenil é que temas adultos pode ser tratados no mundo crianças/adolescente, acho isso maravilhoso, pois não devemos olhar para a criança como um ser fragil e incapaz de compreender aquilo, devemos mostrar aquela realidade adaptada para o mundo dele e ela irá compreender tudo.

    abraços <3

    ResponderExcluir
  21. Oiiii,

    Que livro lindinho! Achei a capa muito fofa e por dentro também ele é lindo! Gostei da temática também porque as vezes nos adultos não sabemos como conduzir as situações de luto infantil e por consequência acabam virando adultos que também não sabem lidar com a perda. É bacana que seja tratado de uma forma leva, para que as crianças entendam como uma parte da vida e para que nos também aprendamos um pouco a como tratar este tema.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  22. Oi.
    Não conhecia o trabalho da autora, mas acho genial conseguir trabalhar um tema tão pesado de uma forma leve, em uma obra voltada ao público infantil.
    Adorei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Oi!! Também espero que não seja a última vez que vamos ouvir dela! Não conhecia a obra até então mais achei muito fofo e se adéqua extremamente bem ao publico que é voltado e com tão pouco que ouvimos falar sobre obras para essa idade, é muito legal ver a divulgação! Eu particularmente não escolheria se eu não tivesse uma criança, mas como tenho uma afilhada vou deixar aqui anotado, porque nada melhor que falar algo tão serio de uma forma tão coesa e precisa para a idade! Amei!
    Um super beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, Juliana

    Aii que ilustrações mais lindas! <3 Achei a proposta do livro extremamente pertinente, às vezes as crianças têm que lidar com.situações difíceis e nada melhor do que uma maneira lúdica para fazê-los entender!

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá,

    Desconhecia a autora, porém achei interessante a proposta desse livro. Luto é algo complicado de lidar, pois nunca sabemos como reagir diante dessa situação, imagine como não deve ser ainda mais difícil para uma criança. Anotarei a dica para futuramente, acredito que essa será uma leitura muito bacana.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá! Tudo bom?

    Confesso que ainda não tinha ouvido falar da autora. Não sou de ler livro infantil, mas eu gostei muito dessa tema luto infantil abordado. Não me recordo de ver nada similar a esse tema. Pelas notas deu pra ver o quanto você gosta da obra em geral. Por ser algo curto, acredito que seria mais fácil de eu pegar para ler. Então, adorei a dica ♥

    beijos

    ResponderExcluir
  27. Olá,
    que ilustrações lindas! Eu não conhecia a obra mas já estou encantada e fico feliz que a autora tenha abordado um assunto tão melancólico de forma que possa ser lido por crianças e adolescentes. Acredito que as reflexões são sejam válidas e espero algum dia ter a oportunidade de ler o livro.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem?

    Gosto bastante de livros infantis e sempre peço aqueles que o Itaú disponibiliza. Mas esse... que graça as ilustrações. Fiquei apaixonada!


    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir
  29. Oi Juliana,
    Fiquei encantado com os quotes, que mostram a qualidade da escrita de Leticia Sardenberg, e as ilustrações de Alexandre Rampazo. Já adicionei Lágrimas Agrestes na lista de desejados.
    Com Amor, André
    Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  30. Gosto muito dos livros da Letícia, esse novo tá muito lindo e perfeito para despertar a leitura nas crianças. As ilustrações são encantadoras e unindo a história simples e apaixonante, tornar o livro singular.

    ResponderExcluir
  31. Ai que coisa mais linda esse livrinho <3
    Adoro essas historinhas infantis para ler para os meus alunos e priminhos.

    ResponderExcluir
  32. Eu não conhecía o trabalho dessa autora e por isso é tão bom ver essa postagem. O livro parece ser de uma sensibilidade tamanha pois além de abordar um tema tão delicado, possui ilustrações maravilhosas. Enfim, esperto ter a oportunidade de poder comprar este para a minha sobrinha.

    Beijos
    Vento Liter

    ResponderExcluir