quarta-feira, 11 de março de 2020

[Resenha] Cinderelas

 Informações de Livro

Título: Cinderelas
Organizadora: Katerine Grinaldi
Editora: Sinna
Gênero: Antologia
Páginas: 188
ISBN: 978-85-93077-20-3

Este livro não é sobre contos de fadas, embora fale sobre princesas. Não daquelas que usam tiaras, diamantes e pertencem à realeza. Infelizmente. As princesas deste livro são reais, porém nem todos as respeitam.
Nestas histórias, que podem facilmente se confundir com a realidade, elas temem o escuro, temem estar sozinhas na calada da noite, temem seus supostos príncipes encantados.
Neste livro ou neste mundo, essas princesas também são chamadas de MULHERES.








Olá povo lindo desse blog maravilhoso!




 Hoje a resenha é de uma antologia de contos, que foi organizado pela Katerine Grinaldi, publicado pela Editora Sinna. O livro possui uma grande crítica social ao feminicídio, um assunto que hodiernamente possui maior visibilidade, sendo todo debate de grande relevância, pois precisamos abordar um assunto tão sério como esse.

 A violência contra as mulheres segue vitimando milhares de brasileiras todos os dias, na televisão podemos ver semanalmente novos casos lamentáveis, e os dados são alarmantes. Em suma, do ínicio ao término eu pude vislumbrar como o livro é imponente, de maneira que deveria ser uma leitura obrigatória, um tema para se debater em sala de aula, para assim conscientizar a futura geração.





 O livro é lindo, profundo e real. Onde nas primeiras páginas podemos perceber a vasta intensidade que se possui, de tal maneira que algumas lágrimas criam vida própria para se estenderem na longa e tênue superfície do rosto, assim como ocorreu comigo em diversas partes.

 Gostaria de falar sobre cada conto, como meu coração disparava ao ler atentamente cada palavra, como segurei as lágrimas ao me colocar no lugar de cada personagem (que, infelizmente, é inspirado em mulheres de carne e ossos como eu, que passaram por lástimas experiências como essas). Mas preciso conter, com muito esforço, minhas palavras, pois além do assunto ser sensível e possuir raízes longas demais para caber em uma simples resenha, não caberia todos meus comentários sobre cada magnifico.





 Levando isso em consideração, estarei priorizando o conto da minha linda parceira Patrícia Maiolini Quaiati, que fez um conto perfeito. Não sei se devo dizer que há beleza no conto, por ser um assunto tão melancólico, entretanto as palavras da Patricia tornaram o assunto suave, onde a leitura rola solta, aproveitando cada linha, mas também pode-se ser dito que as palavras, ainda que sempre bem colocadas, eram pesadas. Pesadas pois tocavam o coração do leitor que ali estava refém do que a Vanessa vivia, sentia.

 Talvez você esteja questionando quem é Vanessa, caso você não tenha lido as primeiras impressões do conto - que foi publicado aqui no blog -, então você realmente não estará entendendo quem é ela.




 Vanessa tem vinte e quatro anos, mora em uma cidade do interior de SP e é estudante de Psicologia. Quem olha a mulher forte que é, não imagina o que ela passou, atrás de um olhar decidido pelos seus sonhos há uma mulher que passou por muita coisa quando ainda era ingênua. Aos treze anos era uma jovem com um corpo esbelto e curvas além de sua idade, o que por si só já era chamativo para olhares. Ela era assediada em lugares inusitados, quando menos imaginava havia alguém prestando atenção  de maneira maliciosa ao corpo.
 Ao ler o conto, nos deixamos tomar parte da história, sentir cada puro detalhe, é como estar participando da estória. Todo o talento da Paty é colocado em prática, como em um abraço caloroso, a criatividade dela toma conta das entrelinhas. Feridas do Passado é um conto íntimo, pois sentimos que há uma relação de amizade do leitor com a personagem (sensação que é possível notar ao ler, isso tudo graças a escrita espetacular da Paty).
 Acredito que após essa resenha maravilhosa e tantos elogios não restem dúvidas sobre como eu indico esse livro. Cinderelas é uma antologia tocante, sensível. A sensação que nos resta após a leitura traz diversas reflexões e consciência sobre um assunto tão sério como esses. Em pleno século XXI ainda há pensamentos machistas, falta de respeito, de liberdade, diversos casos de relacionamentos abusivos e julgamentos sobre como uma mulher age.
 Espero que vocês tenham gostado, é uma ótima leitura e desejo que vocês aproveitem ao máximo! Beijos

Um comentário :

  1. Simplesmente amei🤩estou doida para ler este livro!E eu amei esse resenha,gostei muito, parabéns ♥️♥️

    ResponderExcluir