terça-feira, 22 de agosto de 2017

[Resenha] A Arte da Matemática

Informações do Livro


Titulo: A Arte da Matemática
Autor(a): Ednardo Moraes
Editora: Giostri
Gênero: Literatura Nacional
Páginas: 80
ISBN: 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Sinopse


Esta é a história de um brilhante matemático inglês, Edward Scott, que morava na cidade de Ely, situada no condado de Cambridgeshire.
O local possui um número grande de universidades de arte. As escolas por onde passaram grandes pintores são conhecidas e procuradas por milhares de pessoas. Problemas matemáticos são resolvidos com facilidade pelo professor, mas como resolver uma questão que impacta diretamente seu coração? Uma simples coincidência, ou coisa do destino, coloca Edward e Myrian Stopes, uma desenhista, no mesmo local, onde ambos descobrem que têm muitas coisas em comum. Edward é apaixonado por Myriam, irmã de sua aluna Laila, mas como Myriam abriria o coração para Edward sem causar tristeza para a irmã? Tem como resolver esta questão com um cálculo matemático?
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Resenha





Edward é um jovem-adulto que mora na cidade de Ely e tem uma paixão secreta por Myriam, professora também que tem grande talento para pintura. Myriam tem uma irmã mais nova que se chama Laila, que é uma das alunas de Edward.


" Edward é querido por todos da escola, tem 1,78m, olhos e cabelos castanhos, pele morena clara, uma boca muito bonita, era o que mais chamava atenção na sua aparência, mas o charme, sua simpatia e seu carisma faziam dele uma pessoa maravilhosa. "


A história vai ganhando seu rumo e mostrando situações divertidas e diferentes nas quais usamos a matemática em nosso dia-a-dia. Por exemplo, no capitulo "O Carro Novo", Edward vai na casa de Geraldo, pai de Laila, para ver Myriam e lá tem uma situação matemática para resolver:

" Eu precisava de € 50,00 para comprar uma mochila, mas eu não tinha dinheiro nenhum.

Ai eu pedi 25,00 para minha mãe e € 25,00 para o meu pai. Pronto, consegui os € 50,00.

Fui comprar a mochila e ganhei um desconto: comprei por € 45,00 e fiquei com € 5,00 que sobraram.

Voltando para casa, eu encontrei o João, ele me pediu 3,00 emprestados e eu emprestei.

Eu tinha € 5,00 e emprestei 3,00; me sobraram € 2,00.

Cheguei em casa e dei € 1,00 para meu pai e € 1,00 para a minha mãe.

Como eles me emprestaram € 25,00 cada um, e eu devolvi € 1,00 para cada, eu ainda estou devendo € 24,00 para cada um, mãe e pai.

Se colocar € 24,00 + € 24,00 = € 48,00.

E eu tenho os 3,00 para receber do João, que emprestei a ele.

€ 48,00 + € 3,00 = € 51,00

Sabe me dizer de onde saiu este € 1,00 a mais? "


Solução do problema:


" - No capitulo 8 do excelente livro O Homem Que Calculava, de Malba Tahan, publicado pela primeira vez em 1939, aparece um problema parecido com este do "cadê o real". E o mais interessante: Não há erro matemático algum! Em resumo: o erro não está na situação, está na forma como você faz a conta: é errado somar 3 aos 48. Há um engano no cálculo, a conta não deve ser feita desse modo. Dos cinquenta emprestados para o João. Não desapareceu coisa alguma e não pode existir em conta tão simples a menor trapalhada. Em outras palavras: dos 48 (24+24), 45 foram pagos na mochila e 3 ficaram com João. "




Avaliação


Capa: 3/5
Diagramação: 4/5
Detalhes: 5/5
Lombada: 5/5
Escrita: 5/5
História: 5/5
Livro: 5/5

3 comentários :

  1. Esse livro é ótimo... eu li e gostei.
    O livro é muito interessante eu indico a todos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gente, que história legal desse livro! Gostei porque parece ser muito original, sabe? Não é nada que eu já tenha visto por aí. Adorei a resenha!
    Um beijão

    ResponderExcluir
  3. Eu já vi esse livro pelo facebook
    Mais não sabia que era bacana, agora
    lendo a resenha eu gostei.. gostei do universo
    criado pelo autor.
    Bejinhos

    ResponderExcluir